Plataforma Pecuária Transparente

Ambiente com tecnologia blockchain permite ao fornecedor da JBS ter visibilidade da conformidade socioambiental de sua cadeia de fornecimento

Logo JBS Net Zero 2040

A JBS encara o desafio da mudança climática como prioridade e, entre as diversas ações ambientais implementadas nos últimos anos, destacam-se aquelas adotadas para apoiar a evolução de todas as etapas da cadeia de fornecimento da Companhia. Nesse contexto, nasceu a Plataforma Pecuária Transparente.

Há mais de dez anos, a Companhia já monitora por imagens de satélite e dados georreferenciados uma área do bioma amazônico superior ao território da Alemanha. O resultado: as duas últimas auditorias realizadas por uma certificadora independente, publicadas em 2019 e 2020, atestaram que 100% das compras diretas de gado da empresa estavam em conformidade com a Política de Compra Responsável de Matéria-Prima da JBS. Agora, com a Plataforma Pecuária Transparente, a Companhia busca aperfeiçoar as boas práticas para todos os elos da cadeia de fornecimento.

Plataforma Pecuária Transparente

A Plataforma Pecuária Transparente é uma iniciativa pioneira no setor e, dentro do novo ambiente, com utilização de tecnologia blockchain, permite avanços inéditos na rastreabilidade da cadeia produtiva de bovinos no bioma amazônico.

Tal ação contribui para o monitoramento socioambiental, a evolução da pecuária nacional e reforça a sustentabilidade de cada uma das operações envolvidas com total garantia de segurança, integridade e confidencialidade dos dados.

Segurança de dados, confiabilidade e engajamento

O ambiente virtual possibilita o monitoramento de critérios socioambientais na criação de bovinos, desde as fazendas produtoras de bezerros e gado magro, até o cadastramento de fornecedores, com segurança de dados, confiabilidade e engajamento.

Com a plataforma, desenvolvida pela empresa especializada Ecotrace, a JBS oferece transparência e agrega valor à produção pecuária, exigindo dos fornecedores de seus fornecedores de gado as melhores práticas socioambientais. A plataforma também apoia o produtor parceiro da JBS, consegue avaliar seus fornecedores e verificar se atendem aos critérios já adotados no monitoramento das suas propriedades.

Cadastro Fácil e Tecnologia Blockchain

A adesão à Plataforma Pecuária Transparente é voluntária. Para isso, basta realizar um cadastro simples e gratuito em um sistema moderno que reúne a tecnologia de segurança de informações blockchain. O sistema, o mesmo utilizado por bancos, por exemplo, impede que os dados fornecidos sejam alterados, desviados ou mesmo visualizados por terceiros. Ele também reforça a experiência da Companhia em processos de gestão ambiental, permitindo a identificação e o monitoramento de todos os elos da cadeia de fornecedores envolvidos na criação de bovinos.



Passos para o
cadastramento

O produtor de bovinos que negocia animais diretamente com a JBS e deseja se cadastrar vai informar a lista de seus fornecedores de animais dentro da plataforma. Os dados, então, serão enviados eletronicamente para validação da AgriTrace Rastreabilidade Animal, sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Uma vez autorizada pelo produtor, a CNA verificará se a lista de fornecedores está completa.

Empresas credenciadas na plataforma processarão, na sequência, a análise de conformidade socioambiental, baseada nos critérios utilizados atualmente pela JBS em acordo com o Ministério Público Federal.

Conheça os critérios de sustentabilidade que fazem parte do protocolo socioambiental exigido pela JBS:

O resultado das análises é enviado diretamente ao fornecedor da JBS que, pela primeira vez, terá visibilidade da conformidade socioambiental de sua cadeia de fornecimento – podendo, assim, desenvolver estratégias de mitigação de riscos e implementar ações para auxiliar os produtores em sua regularização, quando necessário.

O cadastramento reforça a sustentabilidade de cada uma das operações envolvidas – da cadeia produtiva ao momento de aquisição do animal, com total garantia de segurança, integridade e confidencialidade dos dados. O intuito é integrar, até o fim de 2025, todos os fornecedores diretos da JBS e garantir a aderência dos fornecedores desses fornecedores aos sólidos critérios socioambientais da Companhia.

Conheça a Plataforma
Pecuária Transparente

Saiba Mais
Logo da JBS 360 com nuvens ao fundo